Informações sobre o auxílio diagnóstico em Neoplasias malignas indiferenciadas utilizando o exame imuno-histoquímico
Em neoplasias malignas indiferenciadas (tumores anaplásicos) ou de sítio primário desconhecido, o exame imuno-histoquímico pode auxiliar, primeiramente, na diferenciação entre um Carcinoma (origem epitelial) ou Sarcoma (origem mesenquimal). Para isto, realizamos um painel simples com anticorpos anti-pan citoqueratinas e anti-vimentina.
Uma vez estabelecido o diagnóstico de Carcinoma ou Adenocarcinoma podemos utilizar outros anticorpos anti-citoqueratinas de linhagens epiteliais mais específicas como, por exemplo, a CK7 e CK20. Esses dois tipos de citoqueratinas apresentam distribuição peculiar em epitélios de revestimento normais e nos carcinomas correspondentes. Quando avaliada simultaneamente e de maneira racional, a imunorreatividade de CK7 e CK20 pode contribuir na identificação do sítio primário de vários Carcinomas e Adenocarcinomas.
Nos tumores que forem positivos para vimentina e com morfologia de células fusiformes (Sarcomas fusocelulares) são utilizados, de acordo com a morfologia e localização tumoral, anticorpos com diferenciação muscular (actina do músculo liso alfa, desmina e Myo-D1), vascular (fator VIII), neural (enolase neuronal específica-NSE, sinaptofisina, CD56 e GFAP) e melanocítica (Melan A e PNL-2) para a determinação da linhagem específica. A VetMol não possui anticorpos linhagem-específica para Fibrossarcoma, Mixosarcoma, Lipossarcoma e Osteossarcoma.
Clique neste link http://www.vetmol.com.br/Paginas/Index/2
e veja nas imagens os possíveis painéis imuno-histoquímicos realizados pela VetMol para os casos com diagnóstico histopatológico de Neoplasia Maligna Indiferenciada.
O material requerido para o exame imuno-histoquímico é o tecido fixado em formalina, de preferência tamponada, e incluído em parafina (bloco de parafina) com fragmento representando o tumor anaplásico e cópia do relatório do patologista veterinário.
Prazo de Entrega do laudo 10 a 15 dias úteis
Donald J. Meulten. Tumors in Domestic Animals. 5 ed., 2017.
Laufer Amorim R, TORRES NETO R, Kiupel M. Imuno-histoquímica no diagnóstico oncológico. In: Daleck CR, Nardi A. Oncologia em cães e gatos. 2016, p. 133-146.
Lin F, Liu H. Immunohistochemistry in undifferentiated neoplasm/tumor of uncertain origin. Arch Pathol Lab Med. 2014;138(12):1583-610.
Bahrami A, Truong LD, Ro JY. Undifferentiated tumor: true identity by immunohistochemistry. Arch Pathol Lab Med. 2008;132:326-48.